quinta-feira, 27 de maio de 2010

Redundante


Mote: fazer um texto que passe a ideia de «Redondo». Mas atenção: este exercício terá palavras proibidas. Não se podem usar as palavras «círculo, roda, circunferência e bola» e os verbos «girar, rodar e rodear».

Meu amor,
Vou partir por esse mundo. Dar a volta ao mundo. Estou decidido. Dizem que o mundo é redondo, parece-se assim com uma laranja, não é? Pois eu vou! Queres vir comigo?
Estou farto desta vida de rectas, de pessoas quadradas, não suporto o meu mundinho triangular, os dias de ondas que rebentam sempre iguais. Não voltarei a perder o meu tempo com pescadinhas de rabo na boca, rotundas que se fecham sobre si mesmas e não levam a lado nenhum. Quero mais. Posso mais.
Parto hoje mesmo, estou entusiasmado! Queres vir comigo? Vou no sentido oposto ao das voltas que a terra dá, quero ver se é verdade isso de a terra rodopiar sobre si mesma. Mas se for, vencê-la-ei. Irei contra a sua rota. Sei que não enfrentarei becos e recantos, afinal ela é redonda, não é? E chegarei ao ponto de partida depois de vencidos os socalcos da casca da laranja.
Não quero que penses, no entanto, que recuso as curvas da vida. Não é isso. Somente não quero mais os previsíveis circuitos que todos os dias espreitam a minha rotina. Aliás, rotina nunca mais. Já viste palavra mais rotunda? Faz lembrar um relógio de ponteiros eternos, aprisionados num mostrador de vidro baço.
Meu amor, estou de partida, vou dar a volta ao mundo. Queres vir comigo?

Mote de: Nuno
.

3 comentários:

Andréia souto disse...

Sigo teu caminho.Deparo com uma estrada curvilínea.Tenho tanto medo, tanta insegurança...as batidas do meu coração ficam mais frequentes e começo a caminhar.Meus passos a princípio são lentos,como se as botas pesassem mais que que meu corpo inteiro.Mas eu tinha que ir em frente.Percebo que a estrada me deixa tonta, tantas curvas, tantas voltas que nem sei onde vão dar.Quero o desafio, quero o seu destino, porque sei que o aninhar nos seus braços é o meu porto seguro.
Andréia Souto

Geraldo Brito (Dado) disse...

Saudações e parabéns pelo blog!

nêta disse...

Obrigada a ambos. Abraço